Ídolo do Mês – Akira Kurosawa

Para homenagear as mais importantes figuras japonesas, pessoas que influenciaram gerações e que se tornaram insubstituíveis, trarei para vocês todos os meses um novo texto sobre essas personalidades em que reavaliarei conceitos e desconstruirei mitos. Hoje teremos um guia detalhado sobre um dos mais renomados cineastas do planeta, Akira Kurosawa, responsável por nos deixar uma filmografia de mais de 30 fimes.                                                                 Considerado “ocidentalizado” pela crítica japonesa, Akira Kurosawa fora percebido pelo Ocidente em 1950 ao receber o Leão de Ouro no festival de Veneza com Rashomon (onde o cineasta reflete sobre a impossibilidade de interpretar corretamente a verdade quando se tem diferentes pontos de vista) pela beleza que ele empregara na obra, beleza essa que Kurosawa expressaria em todas as suas criações, que possuem temáticas universais e personagens em constante conflito psicológico.                                                                                                   Refletindo agora sobre as lições passadas pelo diretor em suas narrativas, temos a necessidade de se compreender a natureza humana e o desamparo que sentimos ao nos depararmos com um mundo inclemente. Veja a lista dos meus 9 filmes favoritos de Akira Kurosawa:                                                                                                                                             9º- Ralé (Donzoko) –
“Sinopse: “Donzoko” pode ser definido como um “típico Kurosawa”, onde o fardo da compaixão é totalmente transferido para quem o assiste. Quando as luzes surgem de forma teatral, esta obra-prima mistura-se com sua textura còmica.No entanto, essas linhas ocasionais de sensibilidade cômica, sublima a pungência de toda obra. Festas, misérias, sofrimentos, opulências e suicídios se mesclam. Somos despertados passo a passo para a realidade sombria e doentia dos seres. “Donzoko” e “Ran” podem ser classificados como, os filmes de Kurosawa, que mais retratam o lado obscuro da natureza humana. Um verdadeiro e profundo olhar frente à crueldade entre os homens”.(Filmow)                                                                  
cartaz de O Idiota8º- O Idiota – “Sinopse: Baseado em um romance de Dostoiévski, Kameda viaja para Hokkaido, onde envolve-se com duas mulheres, Taeko e Ayako. Taeko passa a amar Kameda, mas esta é amada por Akama. Quando Akama percebe que nunca terá Taeko, seus pensamentos viram-se para o assassinato, e uma grande tragédia se monta.”(Cineplayers)                                                                                                                                cartaz de Kagemusha - A Sombra do Samurai7º -Kagemusha, a Sombra do Samurai – “Sinopse: Durante o Japão medieval, um importante lorde falece em meio à uma decisiva guerra. Prevendo que isso pudesse acontecer, ele deixa uma ordem de que, se realmente falecesse, alguém deveria se passar por ele e, assim, evitar a queda de seu reinado. Nesse momento entra na história um pobre ladrão, sósia do grande lorde, que encontra uma situação incrivelmente mais difícil do que qualquer um poderia imaginar”.(Cineplayers)                                                                          cartaz de Yojimbo - O Guarda-Costas6º – Yojimbo, o Guarda-Costas – ”Sinopse: Um samurai desempregado (Toshirô Mifune) chega a uma cidade à procura de um trabalho, só que esta se encontra dividida entre dois mercadores rivais. O samurai oferece os seus serviços para ambos, envolvendo-se em sangrentas batalhas e aproveitando-se totalmente da situação. Inspirou obras famosas, como Por um Punhado de Dólares, de Sérgio Leone, e Kill Bill, de Quentin Tarantino.”(Cineplayers)                                                                                                5º – Dersu Uzala – “Sinopse: Conta a história de um explorador do exército russo, que é resgatado na Sibéria por um caçador asiático, dando início a uma forte amizade. Quando o explorador decide levar o caçador para a cidade, seus costumes se confrontam de forma esmagadora com o modo de vida burocrático na cidade, fazendo-o questionar diversos padrões da sociedade. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.”(Cineplayers)   4º- Viver (Ikiru) – “Viver” é um filme sobre a desumanização social, sobre o Japão ocidentalizado, americanizado, do pós-guerra.                                                                  
3º – Rapsódia em Agosto –

  • Sinopse

     

    Enquanto seus pais vão visitar um parente doente no Havaí, quatro adolescentes japoneses ficam na casa de sua avó, em Nagasaki. A velha senhora ainda sofre com a perda do marido, quando a bomba atômica explodiu no local e a deixou viúva, assim como milhares de outras pessoas. Clark (Richard Gere) é um americano que, ao tomar conhecimento da perda, decide visitar a família e pedir desculpas pelo ocorrido, deixando frente a frente duas gerações diferentes sobre temas como o perdão e o arrependimento.(Ficha técnica do filme)                                                                                                    
    cartaz de Rashomon2º – Rashomon – “Sinopse: Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru, onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma “verdade”, que entra em conflito com os outros”.(Cineplayers)                                   cartaz de Os Sete Samurais 1º – Os Sete Samurais – Sinopse: Para se defender do ataque de bandidos a vila de Kanna conta com a ajuda de sete samurais que se propõem a a ajudá-los em troca de um pouco de arroz.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s